Header Ads

Header ADS

O site Agora Guajará faz um Raio-X dos prováveis concorrentes na eleição rumo ao Palácio Pérola do Mamoré em 2020


A disputa pelo Palácio Pérola do Mamoré nas eleições municipais já começou para muitos partidos,  no próximo ano  a cadeira que hoje é de Cícero Noronha (DEM), será avaliada pelos eleitores que irão escolher o novo Prefeito nas eleições a serem realizadas em 01 de Outubro de 2020, eleição que também dará aos eleitores o direito de escolherem um novo vice-prefeito e novos vereadores.
Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim-RO, "Palácio Pérola do Mamoré"

 O prazo para quem deseja se candidatar está se esgotando, é preciso ser filiado a um partido político, seis meses antes da eleição e as convenções partidárias é que devem escolher os candidatos entre 20 de Julho a 20 de Agosto de 2020, é importante lembrar que para ser legalmente candidato, o postulante precisa ser aprovado em convenção partidária e ter o registro deferido na Justiça Eleitoral, mas as especulações quanto aos nomes dos pré-candidatos começam a ser proferidos na "boca do povo", até lá alguns nomes estão o sendo cogitados.

Cicero Norinha, atual Prefeito.
Um dos nomes que está em discussão é o do atual Prefeito Cícero Noronha (DEM), que foi eleito pregando para o povo que era a mudança, que tudo iria resolver e  durante a campanha criticava os ex-prefeitos e tinha solução para tudo, e assim surgiu como a novidade na Política, uma vez que alegou ter muitos apoios políticos, e ainda contava com o apoio de um forte grupo político, liderado á época pelo Deputado Estadual reeleito Dr. Neidson Soares (PMN), Dr. Wenceslau (PMN) e a classe de médicos, e hoje Cícero Noronha que ainda não definiu se vai buscar a reeleiçao, mas se for nao tem mais esses apoios, como de muitos ex-aliados que abandonaram o barco de sua administração.

Durante a campanha o prefeito Noronha, contou com o apoio da classe empresarial, mas de lá pra cá a coisa mudou e atualmente o Prefeito anda com a popularidade em baixa e uma rejeição muito grande entre os eleitores. Noronha não conseguiu colocar em prática o que pregou durante a campanha eleitoral principalmente na área da saúde e recuperação de avenidas que dão acesso aos bairros em Guajará-Mirim.

Analistas políticos de Guajará-Mirim, contam como certo a derrota do atual prefeito na eleição 2020, que também não conta mais com o apoio do grupo político liderado pelo Deputado Dr. Neidson e nem da classe empresarial, principalmente da Associação Comercial, que foi um de seus carros fortes no apoio para Noronha chegar ao poder.

Vereador Sergio Bouez.
Quem ganhou força durante a desastrosa administração de Noronha é o atual Presidente da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, vereador e Advogado Sérgio Bouez (PSB), que conseguiu fazer uma pequena história quando assumiu a Prefeitura Interinamente em 2016, e deu inicio a uma série de ações em Guajará-Mirim-RO que muito foi elogiado por boa parte da população, mas a maior parte acreditou na mudança e elegeram Noronha que era a novidade e os eleitores acreditaram que tudo ia resolver e Guajará-Mirim ia ser outra cidade, fato que não aconteceu depois de três anos da administraçao Cicero Noronha.

Mesmo exercendo um bom trabalho no pequeno período em que ficou na prefeitura Sérgio foi derrotado pelo atual Prefeito Cícero Noronha, mas ainda é um dos mais citados pela população como favorito, pois em três meses a cidade se encheu de obras, mas até o presente momento não decidiu se realmente vai disputar o Palácio Pérola do Mamoré.

Raissa e Antônio Bento.
Outro nome que surgiu foi de Raissa Bento (MDB), noviça na Política, ela é esposa do Empresário e Advogado Antonio Bento (PMDB), que foi eleito Prefeito de Guajará-Mirim com mais de 10 mil votos, mas não chegou a assumir a Prefeitura devido a questões judiciais. Raissa surge como um nome forte dentro do MDB, mas o partido ainda não definiu o nome dela como candidata oficial na disputa, que também conta com outros nomes, entre eles, Valsiro Pedro de Lima, o professor Fábio Casara da Unir, Professora Cristina, entre outros nomes, o que leva a crer nada está definido nesta agremiação partidária.

Gerson Maia e João da Pinguim.
Quem também surge entre os pretensos postulantes é o nome do funcionário público, Gerson Maia e do Pecuarista João da Pinguem, ambos  filiados ao PRB, que aparecem como opção dentro do Partido, Gerson Maia já disputou duas eleições mas não obteve êxito, sendo uma como Prefeito e outra para Deputado Estadual e João da Pinguim foi vereador e candidato a vice-prefeito na chapa vencedora liderada pelo empresário Antonio Bento.

Professora Lucila.
O nome da Professora Lucila, também vem ganhando força, ela filiou-se recentemente ao PRB, a atual Secretaria de Assistência Municipal da Prefeitura de Guajará-Mirim-RO, vem realizando um bom trabalho e seu nome vem crescendo principalmente nos Bairros, o PRB conta com muitas lideranças políticas e empresariais, como do Empresário Virgilio, o ex-vereador Ronald Fernandes “Galego”, o lider comunitário Jota Marques, Advogado Dr. Barbosa, o jovem Junior da Universal e outros nomes. O PRB conta com uma bancada forte na Assembleia Legislativa, e possivelmente terá  em 2021 o novo Presidente da Assembléia Legislativa Dep. Alex Redano.

Advogado e Chefe da Funai João Soares e Ex-Vereador Naife.
O PODEMOS, é outro partido político que vem se mostrando bem organizado e estruturado em Guajará e conta com a filiação de fortes lideranças em Guajará-Mirim e no Estado de Rondônia, o partido é liderado pelo Deputado Federal Léo Moraes, e conta com dois nomes que surgem como pré-candidatos nas eleições de 2020, do Advogado e Chefe da Funai João Soares que é um dos nomes com maior aceitação depois de Sergio Bouez e outro nome dentro do partido que também pode disputar as eleições é do ex-vereador Francisco Naife Costa da Silva, o que pode fazer com que João Soares deixa o Podemos dentro do prazo estabelecido. O podemos ainda conta como filiado o popular "Capixaba" que foi forte apoiador do Prefeito Noronha na eleiçao anterior, lideranças indigenas, ex-vereador Cleb da PM e outros, e tem uma forte nominata para concorrer ao cargo de vereador.

Prof. Mauricio Dibas e Promoter Edson Viana.
O partido AVANTE, que é liderado no Estado de Rondônia, pelo Deputado Estadual, Jair Montes, conta em Guajará-Mirim com dois filiados que almejam disputar o Palácio Perola do Mamoré. Um dos nomes é do ex-vereador e desportista Mauricio Dibas que largou na frente e vem buscando apoio para concretizar até a convenção eleitoral. Outro nome que surge dentro do próprio partido, é do funcionário público e promotor de eventos Edson Viana, que esteve com o deputado e colocou seu nome a disposição do partido e da população. Edson disse ao site AGORAGUAJARÁ que independente de quem vai representar o partido ele respeita a decisão de seu líder Jair Montes. Edson Viana foi um dos nomes que mais brigou e se expôs durante a campanha do prefeito Noronha, e vem declarando publicamente que o atual prefeito é uma das maiores decepções políticas em Guajará.

Delegado Regional Dr. Milton Santna.
O nome do Delegado Regional de Policia Civil, Dr. Milton Santana, que por enquanto não está filiado a nenhuma partido, vem ganhando força devido a sua seriedade e honestidade e o trabalho comunitário que vem realizando de forma silenciosa, mesmo tendo um perfil político da atualidade o Delegado ainda não definiu o partido que vai se filiar e nem mesmo se vai concorrer na disputa para o Palácio Perola do Mamoré.

Advogada Taissa Souza
A advogada Taíssa Souza (PV) que durante algum tempo residiu em Nova Mamoré-RO, mudou seu domicilio eleitoral para Guajará-Mirim e vem trabalhando seu nome com apoio de um grupo grande que participa de praticamente todos os eventos na cidade, ela vem se destacando no apoio aos trabalhos sociais em bairros com a esperança de ter seu nome aprovada pelo povo na disputa eleitoral no próximo pleito.


Bacharel Luiz Neguinho
Depois de um trabalho que nunca foi esquecido pela população, o ex-prefeito Claudio Pilon pode apoiar um de seus fies escudeiros, Luiz Neguinho (PSC) que saiu de Guajará e tornou-se bacharel em direito e conhece bem os problemas que o município enfrenta. Luiz mudou-se para capital em busca da realização de um sonho de formar-se em Direito, já formado retorna ao Município de Guajará-Mirim e deve colocar o nome a disposição do Partido na disputa eleitoral, e conta com o forte apoio do Pastor Valadares (PSC) um dos lideres da Assembleia de Deus e primeiro suplente de Deputado Federal e que pode assumir o cargo no Congresso Nacional. Luiz Neguinho é um jovem cheio de ideais e tem um forte discurso recentemente declarou ao agoraguajará.com tem o sonho de trabalhar para o povo e pelo povo.

Wanderley Brito.

O nome do Ex-Vereador e Presidente da Câmara Wanderlei de Oliveira Brito que é um dos principais aliados do Deputado Estadual Jean Oliveira e do Deputado Federal Expedito Neto, continua sendo cogitado por alguns lideres comunitários e ele já disse que é um pretenso candidato ao Palácio Pérola do Mamoré, Wanderlei tem experiência e articulação política, e sempre pregou que Guajará-Mirim precisa de um prefeito de verdade.



Dr. Wenceslau Ruiz.
O nome do médico Dr. Wenceslau Ruiz, que sempre teve forte ligação com o Deputado Estadual Dr. Neidson e todo seu grupo político, surge como uma opção e quem sabe a solução entre os Prefeitáveis na Disputa ao Palácio Perola do Mamoré, mas ainda é uma incógnita se vai disputar a eleição, vale ressaltar que Wenceslau foi candidato a Deputado Federal e só em Guajará-mirim obteve mais de 7 mil votos, portanto é um nome que não se pode deixar de lado.

O PSL, liderado em Guajará pelo Coronel Derzete, Secretário Executivo  Regional e amigo pessoal do Governador Marcos Rocha, pode surgir e preparar uma surpresa, é bom lembrar que o partido do atual Governador ainda não tem um nome definido para a disputa Eleitoral, mas quem conhece política sabe que quando surgir o nome, nenhum dos postulantes pode desprezar uma vez que o nome do PSL contará com o apoio do atual Governador Marcos Rocha e do Presidente Bolsonaro, mas muita coisa pode mudar inclusive os membros do partido podem migrar para o mesmo partido do presidente da República.

Caçador.
Se a equipe coordenada pelo Coronel Derzete migrar para o partido (Aliança pelo Brasil) de destino de Jair Bolsonaro, o nome do Funcionário Publico e Desportista conhecido popularmente por Caçador, que é irmão do Deputado Federal Crisóstomo, ganha força se o deputado manter o que vem dizendo que é continuar no próprio PSL, se confirmado o irmão do deputado também dependerá da articulação política do grupo liderado por seu irmão Crisóstomo, já que ficando no PSL dificilmente ele terá apoio do Presidente e do Governador com quem já não anda muito bem politicamente falando.

Pereirinha da Farmácia.
Um dos últimos nomes que pode também disputar as eleições é a do empresário Pereirinha (PSB)  que ganhou força e depois diminuiu os comentários em torno de seu nome, Pereirinha é muito ligado a igreja e tem realizado um trabalho social que pouco se tem divulgado, mais assim como os demais é um nome que não pode ser deixado para trás, mas Pereirinha é filiado ao PSB, mesmo partido do Presidente da Camara, Vereador Sergio Bouez, que tambem é citado na "boca do povo" como postulante ao cargo de Prefeito.

O site agoraguajara.com levou a público estes nomes para que as pessoas possam conhecer quem são os pretensos postulantes ao cargo de prefeito de Guajará-Mirim, certamente outros nomes poderiam estar nessa lista, mas estes são os mais destacados e são pessoas que apoiaram causas sociais e muitos conhecem os problemas que Guajará enfrenta, e não podíamos deixar de citá-los.

Fonte: Agora Guajará.


4 comentários:

  1. Muitos homens. E pouquíssimas mulheres. Precisamos de mais mulheres na administração do nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o site se equivocou quando disse que Deputado Federal Coronel Chrisostomo quer permanecer no PSL, uma vez que o mêsmo participou ativamente na criação do novo partido do Presidente Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  3. Nesta lista tem três nomes a Professora Cristina,Dr Wenceslau e a Advogada Taissa, que eu vou analisar com muito carinho os demais estão dispensados

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.