Header Ads

Header ADS

Agora Guajará: Inmet dispara alerta para perigo de chuvas intensas em RO


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou um alerta de perigo para chuvas intensas em Rondônia, Centro-Oeste, parte de Tocantins e do Sudeste do Brasil. De cor laranja, a previsão é de que o aviso se estenda até as 13h da próxima sexta-feira (28), caso o quadro meteorológico não mude.

De acordo com a meteorologista Maiane Araújo, o estado de alerta de cor laranja envolve as oscilações do nível dos rios por Rondônia. Nesta quinta-feira (27), por exemplo, as águas do rio Madeira, em Porto Velho, atingiram a marca dos 15,55 metros e o rio se mantém na cota de alerta.

"É normal para esta época do ano, conhecida como inverno amazônico. O laranja significa que volume de chuvas pode variar entre 50 a 100 milímetros", explicou Maiane.

O instituto não conseguiu verificar quantos milímetros de chuva já caíram em Porto Velho este mês por problemas técnicos, mas estima que a média seja de 316 milímetros. O aviso do Inmet cita ainda que há risco de ventos intensos (entre 60 a 100 km/h), de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, além de alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet também reforça que a população:

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Chuvas

Guajará amanheceu nesta sexta-feira sob forte chuva, fazendo com que internautas comentassem sobre a ocorrência de possíveis alagamentos em alguns pontos da cidade em redes sociais.

Fonte: G1/RO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.