Header Ads

Header ADS

Agora Guajará: Emater realiza feira de Programa de Aquisição de Alimentos em Guajará-Mirim


Por determinação do Governador coronel Marcos Rocha, foi retomada durante a manhã desta sexta-feira (27) em Guajará-Mirim, a Feira do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil.

De acordo com a gerente do Escritório Local da Emater em Guajará-Mirim, a Extensionista Geuzenira Ilaéde Alves de Souza, na manhã desta sexta-feira, foi realizada a feira do PAA com agricultores e entidades sem fins lucrativo, onde foram entregues 470 kg de alimentos (mandioca, banana nanica, banana maçã, banana da terra, pepino, pimenta de cheiro, limão, laranja, mamão, alface, almeirão, rúcula, abóbora paulista, cebolinha, salsinha), através da Doação Simultânea com Dispensa de Licitação. Os alimentos foram distribuídos entre as Entidades Cadastradas, dentre elas, o CRAS, o qual devido a pandemia do Covid-19, distribuirá os alimentos para trabalhadores autônomos e famílias em vulnerabilidade social. Além do CRAS, outras duas entidades também receberam os alimentos, sendo as mesmas o Abrigo Doce Lar e a Casa do Ancião.

De acordo com a Extensionista Chiara Cecília da Silva Carneiro, responsável pelo Programa PAA em Guajará-Mirim, o cronograma das feiras do PAA no período de 27 de Março a 02 de Abril de 2020, serão realizados no pátio da Associação dos Deficientes Físicos – ASEFIG,  para facilitar a logística tanto da entrega pelos produtores, quanto do recebimento pelas Entidades Cadastradas.

O governador coronel Marcos Rocha informou que por meio do programa, os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino, sendo a EMATER RO, a responsável pelo Programa PAA no município de Guajará-Mirim, o qual neste ano de 2020, desde o início do recurso de 2020 (R$ 55.248,23), já recebeu mais de 5 toneladas de alimentos, estando vinculados 26 produtores agroextrativistas e 10 Entidades Credenciadas para receber os alimentos.

Os alimentos comprados e sua respectiva destinação dependem da modalidade do PAA pela qual os produtos são adquiridos. O Programa de Aquisição de Alimentos possui seis modalidades.

O governador coronel Marcos Rocha , ainda explicou que em todas as modalidades do PAA, diversos públicos são beneficiados. O primeiro são os produtores, isto é, os agricultores familiares que fazem a venda. O segundo são as pessoas que irão consumir esses produtos. Na compra com doação simultânea, esse público consumidor são populações em situação de risco alimentar, atendidas pela rede de proteção social de estados e municípios.

Por meio da compra com doação, os governos compram alimentos e doam às entidades da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de alimentação e à rede pública e filantrópica de ensino.










Fonte: Agora Guajará

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.