Header Ads

Header ADS

Agora Guajará: Tamanduá espancado por populares no Jardim das Esmeraldas vai ficar em observação e sendo acompanhado por um veterinário


Um tamanduá mambira, que foi espancado a pauladas por populares durante a manhã desta quarta-feira (25) na Avenida Ayrton Senna no bairro Jardim das Esmeraldas, mas foi socorrido, recebeu ajuda e está sendo acompanhado por um médico veterinário nas dependências do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim.

O animal foi socorrido após testemunhas informarem que o mesmo estava em via pública, quando a equipe de plantão chegou ao local, encontrou um animal bastante lesionado e com poucas chances de sobrevivência.

Alguns moradores informaram que já tinham mantido contato com Polícia Ambiental e lá disseram que diante do quadro clinico do animal nada poderia ser feito naquele momento.

A equipe dos bombeiros capturou o animal, mais soltá-lo em um habitar natural certamente causaria a morte do tamanduá. A ideia foi encaminhar ele ao quartel, e lá solicitaram apoio de um medico veterinário, e prontamente o Dr. Heliodoro esteve no local, e começou os procedimentos de reanimação e tratamento do animal, que por enquanto permanecerá no mínimo três dias em observação.

O tamanduá ainda deve passar por exames nos próximos dias, mais já apresenta um quadro de saúde é estável.

Por conta da agressão, o animal teve um leve trauma no crânio e já perdeu um lado da visão, “Ele ficou muito ferido, mas me sinto aliviado, porque agora ele se encontra sobre cuidados médicos. Passará por exames e o veterinário acredita que ele vai se recuperar, porque foi muito forte até a chegada de nossa equipe”. Disse o comandante da corporação Josimar Ribeiro Bragado.

Por fim, o comandante da corporação ainda solicitou a população que qualquer tipo de animal encontrado na rua ou dentro de casa, é importante solicitar o apoio da corporação de bombeiros que tem homens preparados para a captura do animal sem machucá-lo.

Conheça um pouco sobre o animal

De acordo com especialistas, tamanduá-mirim (nome científico:Tamandua tetradactyla), também chamado tamanduá-coletejalecomambira.


É  um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É uma das quatro espécies de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa. São reconhecidas quatro subespécies


Fonte: Agora Guajará


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.