Header Ads

Header ADS

Governo de Rondônia entrega respiradores e equipamentos hospitalar para Guajará-Mirim, emenda do Deputado Federal Lucio Mosquini

O deputado federal Lucio Mosquini cobrou do governo de Rondônia a entrega de equipamentos hospitalares que foram adquiridos pela Sesau e deveriam ter sido entregues em Guajará-Mirim, porém acabaram sendo distribuídos para outras unidades hospitalares.


Mosquini explicou que viabilizou através de uma emenda individual sua, recurso para compra de equipamentos hospitalares para o hospital de Guajará-Mirim no valor de R$3.642.634,00 mil reais (três milhões seiscentos e quarenta e dois mil, seiscentos e trinta e quatro reais).


Guajará-Mirim contabiliza mais de 830 casos de Covid-19, e 37 óbitos. Segundo o prefeito Cícero Noronha, o município é o maior em proporções a nível de Estado e o 46° a nível de Brasil, em mortes pelo coronavírus, e tudo isso poderia ter sido diferente se Guajará-Mirim tivesse recebido os equipamentos.


O Prefeito explicou que o recurso destinado pelo Deputado Lucio Mosquini, é a maior emenda impositiva individual em quase 100 anos de história do município, destinada por um único Parlamentar, porém tudo isso foi inviabilizado quando os equipamentos foram redistribuídos pelo governo do Estado.


A cobrança feita pelo Deputado é que esses equipamentos sejam entregues no Hospital de Campanha que foi montado pelo prefeito para o enfrentamento da crise.

A emenda individual de n°30760004, foi apresentada ao Orçamento Geral da Uniãon em 2016, após isso foi devidamente paga, conforme ordem bancária 2016OB853072.

Os equipamentos foram adquiridos e estavam guardados na Sesau, porém foram redistribuídos a outras unidades hospitalares, após o início da crise na saúde gerada pela pandemia.



Com o recurso, o Estado comprou grande quantidade de equipamentos hospitalares, entre eles: Camas power elétrica de última geração, reanimadores pulmonar, mesa de exame, suporte de hamper, lavadora ultrassônica, cadeira de roda, aparelho de anestesia com monitor, foco cirúrgico, carrop de emergência, aparelho de raio X, aspirador de secreção, aparelho de anestesia, oxímetro de pulso, bomba de infusão, desfibrilador, ventiladores pulmonar e volumétrico, etc. Ao todo foram comprados 1316 itens.

Noronha disse que participou de uma reunião nesta quinta-feira (18) em Porto Velho com o secretário da Casa Civil Junior Gonçalves que lhe garantiu que o governador Coronel Marcos Rocha estará indo até Guajará-Mirim realizar a entrega de alguns kits para reforçar o hospital e campanha.

O Prefeito também explicou que até o momento não recebeu uma lista especificando quais equipamentos serão entregues.

Noronha esclareceu que para o combate a pandemia é imprescindível quatro itens: Estrutura física, equipamentos hospitalares, medicamentos, profissionais da saúde. O prefeito acrescentou que o governo de Rondônia privou Guajará-Mirim de um dos itens mais importantes, quais sejam os equipamentos.


“Sem equipamentos não tem hospital de campanha, nós estamos usando camas que existem a mais de 60 anos, sabemos que o deputado Lucio Mosquini destinou 55 camas power hospitalar elétricas, é o que há de mais moderna, tanto no Brasil, como nos EUA, hoje uma cama dessas deve custar cerca de 10 mil reais”, disse o prefeito.

O Deputado Lucio Mosquini disse que problemas existem para serem resolvidos, e elogiou a gestão do governador Coronel Marcos Rocha. “Tenho construído um bom entendimento com nosso Governador que é uma pessoa maravilhosa e muito dedicado, vamos encontrar uma solução para esse problema”.

Mosquini mencionou também o profissionalismo e competência que o secretário de estado da Saúde Dr. Fernando Máximo tem demostrado a frente da pasta que ocupa, e disse que já solicitou via ofício para o Secretário que disponibilize novos equipamentos para Guajará-Mirim fazendo reposição no lugar dos que foram alocados em outras unidades hospitalares.

O site apurou que o Deputado Federal Lucio Mosquini nas eleiçoes de 2018, obteve 998 votos no municipio de Guajará-Mirim-RO, e desde seu primeiro mandato vem procurando honrar com sua palavra e compromisso em ajudar o municipio, outras emendas a pedido do Presidente da Camara, Vereador e Advogado Sergio Bouez  já foram destinadas a Guajará-Mirim-RO.



Fonte: Rede Social/Dep. Lucio Mosquini

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.