Header Ads

Header ADS

Representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos cumprem agenda em Guajará-Mirim


O Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Ezequiel Roque, e o Secretário Nacional da Criança e do Adolescente Maurício José da Silva Cunha, cumpriram agenda no município de Guajará-Mirim nesta quarta (22), e quinta-feira (23) atendendo uma determinação da Ministra Damares, que chefia o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

 Os representantes do Ministério iniciaram as reuniões na sede da Coordenação Regional de Educação de Guajará-Mirim (CRE), e contou com a presença do secretário regional do Governo de Rondônia, coronel Flávio Derzete da Mota, e da Coordenadora de Educação Professora Eunice de Oliveira Pires Santos.


A coordenadora apresentou aos representantes do ministério, de como está ocorrendo o ensino de responsabilidade do Estado, nas cidades, distritos, comunidades rurais, aldeias indígenas e ribeirinhos, ela ainda destacou repasse de recursos através de cartão alimentação e a distribuição dos 1.741kits de alimentação que foram entregues recentemente aos alunos indígenas, matriculados na rede estadual e que estão em situação de risco.

Logo após a reunião com a coordenadora do CRE, já por volta de 09h30min, os representantes foram ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, onde ouviram as demandas apresentadas por conselheiros de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Diante das reivindicações o Secretário Nacional Maurício José sugeriu que os conselheiros solicitassem ao chefe do poder executivo e aos parlamentares, que enviassem pedido de recursos através de emendas para a concretização dos planos que foram apresentados pelos conselheiros.


Às 11h00min, foi à vez do encontro com o coordenador chefe da FUNAI em Guajará, Euro Ferreira Guedes, o encontro ocorreu nas dependências do Porto indígena.

 Durante a reunião o Secretário Ezequiel, fez questão de agradecer o trabalho realizado pelo Governador do Estado de Rondônia coronel Marcos Rocha, pelo grande suporte, que tem sido oferecido às comunidades indígenas principalmente na área da saúde, educação e apoio logístico. 

 Quando usou a palavra, o Coordenador Regional da FUNAI em Guajará-Mirim. Euro Ferreira agradeceu a visita dos secretários e ao apoio que o Governo do Estado de Rondônia tem dado a instituição.

 Por volta de 12h00min, a visita foi ao Barco Hospital onde representantes, foram recebidos pelo coordenador chefe Giovane Guastala, que apresentou o histórico das viagens já realizadas e os atendimentos, especialmente dedicados aos indígenas e aos ribeirinhos em situação de vulnerabilidade, mesmo em tempos de pandemia.


Às 15h00min a equipe do ministério já estava com a Coordenadora Regional da (SEAS) Secretaria do Estado de Assistência Social, Luanda Perez e Agentes de Segurança e Sócios Educativos Valcilene Maia Lima Moraes e Sansão Freitas de Oliveira. O encontro ocorreu no Polo Sócio Educativo de Guajará-Mirim, onde foram apresentadas algumas demandas, e consequentemente foi solicitada uma futura reunião entre atores que formam a rede de proteção da criança e do adolescente para alinhamentos de ações futuras.


Para fechar o dia, e na companhia da Coordenadora Regional da (SEAS), a equipe do Ministério também participou de uma reunião com o Delegado de Polícia Federal Marcelo Mortoni na sede da Polícia Federal, onde foram discutidas, e apresentados o histórico de Infrações cometidas por menores na área que compete a Polícia Federal.


Durante a manhã de quarta-feira (23), as autoridades participaram de mais uma reunião com a Delegada de Polícia Civil Dra Luiza, onde foram discutidas ações de combate à valência infantil, e apresentado o Proerd como ação efetiva, e os últimos detalhes para a instalação do colégio militar em Guajará-Mirim, que certamente realizará o sonho do governo de Rondônia.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.