Header Ads

Header ADS

Secretaria do Estado de Assistência Social, realiza entrega kits do programa MAMÃE CHEGUEI e SEMTAS deve fazer distribuição para gestantes cadastradas


Durante a tarde de terça-feira (21), a Coordenadora Regional da (SEAS) Secretaria do Estado de Assistência Social, Luanda Perez, entregou nas mãos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Alessandra Pereira Lima, 72 kits de enxoval, composto por vários itens essenciais para os cuidados com o bebê, outros 100 de um total de 170 cadastros devem ser entregues em breve.

De acordo com a Coordenadora Regional Luanda Perez, o objetivo do programa é incentivar a realização de consultas do pré-natal, valorizar as ações da assistência ao pré-natal, parto e nascimento; contribuir com a diminuição da mortalidade materna e neonatal, e ainda fornecer kit enxoval a gestantes que fazem parte do Cadastro Único.

Segundo a Secretária da (Seas), Luana Rocha, nesta primeira fase, o Programa Mamãe Cheguei vai atender mais de mil gestantes cadastradas pelos municípios em Rondônia.

O estado vem atuando junto aos municípios, e prestando todo o apoio necessário e recursos financeiros, para que cada município possa fazer o cadastro das gestantes a partir do sétimo mês de gestação, além de cobrir despesas e administrar da melhor forma o Programa”, ressaltou a Secretária.

COMO O PROGRAMA FUNCIONA

O Mamãe Cheguei é coordenado pela Seas e executado por meio de ações integradas entre secretarias municipais de assistência e secretarias municipais de saúde, com atividades voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social e financeira, inscritas no Cadastro único e acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O cadastro em Guajará já foi encerrado, as gestantes foram inseridas precisaram atender a alguns critérios como: estar inserida no Cadúnico (com dados atualizados em até 24 meses), ter no máximo 20 semanas de gestação (cinco meses de gravidez), estar inserida no Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), fazer parte do Programa Criança Feliz e Criança Feliz Mais, cumprir todas as etapas de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único da Assistência Social (Suas) e ter a caderneta de gestante devidamente atualizada.

O kit contém travesseiro, jogo de lençol, banheira, fraldas, kit pagão, dois tipos de macacão, conjuntos de camisetas e calças, meias, cueiros, toalhas entre outros itens.

Após comprovada a participação da gestante, ela recebe o kit enxoval contendo travesseiro, jogo de lençol, banheira, fraldas, kit pagão, dois tipos de macacão, conjuntos de camisetas e calças, meias, cueiros, toalhas entre outros itens.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.