Header Ads

Header ADS

Secretário Regional Coronel Derzete parabeniza o povo boliviano pelos seus 195 anos de independência

A celebração dos 195 anos de independência da Bolívia é uma data pragmática para o município de Guajará-Mirim, e para os moradores da fronteira pelas relações de irmandade e comerciais que se fortaleceram ao longo dos anos na fronteira imaginária, fixada por águas e marcos. O histórico 6 de agosto de 1825 deve ser realçado também como parte de um processo de desenvolvimento da região, ainda em discussão.

Ao destacar a data e a luta dos bolivianos pela sua independência e pela reconstrução do país, após guerras e governos ditatoriais, o secretário regional do Governo de Rondônia em Guajará-Mirim, coronel Flávio Derzete da Mota afirma que o momento é de refletir sobre o avanço da tão propalada integração dos povos latinos, do comprometimento recíproco de Brasil e Bolívia pela união neste momento de pandemia.

A proclamação da independência da Bolívia consolidada em 6 de agosto de 1825 pôs fim ao poder espanhol na América Hispânica. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia. O Alto Peru, mais tarde conhecido como Bolívia, dependia do vice-reinado do Rio da Prata desde 1776.

Avanços

Brasileiros e bolivianos que vivem aqui já fazem a sua integração, vivendo em harmonia e buscando, por meio do poder público e da sociedade organizada, soluções para problemas comuns nas áreas de segurança, saúde e relações comerciais.

De acordo com o coronel Derzete “A integração do nosso povo com o povo boliviano é importante em todas as áreas”, realça o secretário. Seguindo na mesma linha de raciocínio do Governador coronel Marcos Rocha, ele defende o fortalecimento da integração e medidas que resolvam as burocracias existentes para que haja um bom relacionamento com o país vizinho.

Por fim o coronel Derzete em nome do Governador Marcos Rocha parabenizou o povo boliviano pelos seu 195º Aniversário da Independência da Bolívia.

Fonte: Assessoria


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.