Header Ads

Header ADS

Governo em ação: Barco Hospital finaliza a 3ª etapa da barreira sanitária e se prepara para uma das mais importantes missões em outubro

 


 

Terminou na última sexta terça-feira (18), a 18º missão da Unidade de Saúde Social do Barco Hospital Walter Bártolo, e consequentemente a 3ª etapa sanitária fluvial que foi realizada em Guajará-Mirim (RO).

De acordo com o coordenador chefe Giovane Guastala nesta última etapa, que ocorreu do dia 02 até o dia 18 de setembro, foram 673 atendimentos, 596 destes descartados, e 77 casos confirmados entre esses casos 28 são indígenas.

A ação ocorreu graças ao empenho do secretário executivo em Guajará, coronel Flavio Derzete, e o apoio do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tem como principal objetivo de identificar casos suspeitos da doença e evitar a disseminação do vírus entre as comunidades indígenas e ribeirinhas, que avaliadas as três barreiras os números diminuíram consideravelmente.

A missão contou com o apoio da Polícia Militar, PATAMO, MARINHA DO BRASIL, DSEI, CASAI, FUNAI, DETRAN, EMATER, e apoio de servidores e proprietário do Hotel Pacaás Palafitas.

A barreira sanitária foi montada no encontro dos rios Mamoré e Pacaás Novos, onde acontece principalmente neste período de seca um maior número de tráfego fluvial de pessoas, ao todo foram pouco mais de 1.900 testagem ao longo das três missões.

Agora a equipe se prepara para umas das mais importantes missões do Barco, que deve ocorrer entre os dias 20 e 31 de outubro no enfrentamento à Covid-19 na região do Rio Guaporé e Mamoré.

A ONG Doutores da Amazônia está organizando uma força-tarefa e deve contar com mais de 20 profissionais da saúde envolvidos na campanha que tem como foco testagens, atendimentos e orientações médicas sobre a Covid-19.

Os profissionais voluntários estarão preparados também para realizar atendimentos de emergências odontológicas e médicas, além da distribuição de milhares kits de higiene e prevenção.

Giovane Guastala disse que nos próximos dias trará mais detalhes de uma das missões mais importante desde o começo dos atendimentos no Barco Hospital.







Fonte: Agora Guajará

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.