Header Ads

Header ADS

Agora Guajará: Ponte do Araras passa por manutenção na BR-425 em Nova Mamoré

 


Desde a semana passada o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem monitorando as águas e realizando a manutenção na ponte centenária do Araras na BR-425, zona rural de Nova Mamoré.

 

As duas pontes foram criadas durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) há mais de 100 anos e, desde então, ligam os municípios de Guajará-Mirim (RO) e Nova Mamoré com a capital Porto Velho.

 

Com período de chuvas na região e o tráfico de veículos sobre as pontes, os pranchões e dormentes acabam apodrecendo. Como conseqüência, os motoristas precisam se equilibrar para passar sobre os pranchões.

 

Outra preocupação é o nível das águas que, neste período, costumam subir chegando bem perto do nível da ponte como aconteceu a pouco mais de duas semanas. 

 

O site Agora Guajará lembra que na cheia histórica de 2014, o rio Araras transbordou e cobriu a ponte, deixando Guajará-Mirim e Nova Mamoré isoladas das capitais de Rondônia e Acre.

 

Existe um projeto aprovado e licitado para a construção de duas pontes sobre os rios Araras e Ribeirão. Segundo o DNIT, as pontes de metal permanecerão no mesmo lugar e as novas serão construídas ao lado.

 

Ao todo, a construção dessas pontes está inicialmente avaliada em cerca de R$ 20 milhões, e a construção deve começar em meados de junho.

 

Fonte: Agora Guajará

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.