Header Ads

Header ADS

Teste rápido para detecção da Covid-19 atrai centenas de pessoas durante drive-thru do Governo de Rondônia em Guajará-Mirim

 


O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o município de Guajará-Mirim, realizou dentro do Ginásio de Esportes Afonso Rodrigues nesta sexta-feira (12), a 2ª edição de testagem rápida para o combate ao coronavírus, o evento no formato de drive-thru, contou com equipes de vários órgãos como prefeitura de Guajará-Mirim,  Detran, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Sepog, e do Barco Hospital, para agilizar o atendimento à população.

Com experiências anteriores os profissionais envolvidos na ação puderam se antecipar e revisar as estratégias de ações, a fim de melhorar o atendimento da imensa fila que se formou na Avenida Dr. Mendonça Lima no bairro Tamandaré.

De acordo com o Secretário Regional do Governo de Rondônia em Guajará-Mirim, coronel Flávio Derzete o evento começou exatamente dentro do horário previsto às 9h, mas muitas pessoas já aguardavam na fila desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12).

A Enfermeira da AGEVISA Juliana Pinheiro informou que a coleta do material é o mais recente, chamado de Antígeno (coleta nasal), considerado um dos mais rápidos em comparação aos demais, por fornecer resultados a partir de 15 minutos. Por meio desse método é possível detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, conhecido como o novo coronavírus. O teste identifica o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade, logo nos primeiros dias de contaminação, mesmo sem apresentar sintomas.

De acordo com Coordenador de logística da sala de situação Integrada COVID-19 do Governo de Rondônia e técnico da Sesau na região Madeira-Mamoré, André Luiz o modelo de drive-thru possibilita que o paciente permaneça no veículo, evitando o contato externo.

Na primeira tenda já dentro do Ginásio o público era submetido a uma triagem, onde informam o que estão sentindo. Em seguida, se necessário, eram encaminhados para outra tenda para fazer o teste. Enquanto o material coletado é processado, a pessoa é encaminhada à tenda de notificações, onde são colhidos os principais dados, para que assim possa fazer parte da contabilização do boletim estadual. Por fim, os testados recebem na última tenda em um retorno para o portão de entrada.

Nos casos positivados, um kit para tratamento foi entregue ao paciente, onde um técnico orientava sobre a importância de evitar o risco de agravo da doença.

O secretário Regional também agradeceu a prefeita de Guajará-Mirim, Raíssa Bento que forneceu uma equipe de técnicos e enfermeiros, uma médica e alimentação, o prefeito de Nova Mamoré Marcélio Brasileiro e os profissionais que de lá vieram ajudar na realização do evento, o Secretário de Saúde Arildo Moreira Dolly Eliana.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.