Header Ads

Header ADS

Secretário Regional do Governo de Rondônia coronel Derzete, em nome do Governador Coronel Marcos Rocha, parabeniza Guajará Mirim pelos seus 92 anos

 


O Secretário Regional do Governo de Rondônia em Guajará-Mirim, coronel Flávio Derzete da Mota, parabeniza o município de Guajará Mirim pelos seus 92 anos, comemorados neste sábado, dia 10 de abril.

O coronel Derzete fez questão de ressaltar que antes da fundação do Território Federal do Guaporé, a área do município Guajará Mirim era pertencente ao Estado de Mato Grosso. Em 13 de setembro de 1943, pelo Decreto-Lei 5 812, o município de Guajará-Mirim passou a fazer parte integrante do Território Federal do Guaporé.

Derzete observa que ao longo desses anos, o município manteve sua característica, suas tradições quase intocáveis, coisa rara no estado de Rondônia, onde as cidades antigas perderam quase todas suas características amazônicas, devido o processo migratório.

História de Guajará-Mirim

“Em 26 de junho de 1922, através da Resolução 879, o presidente da Província de Mato Grosso transformou a povoação de Espiridião Marques em distrito de paz do município de Santo Antônio do Rio Madeira. Quatro anos mais tarde, em 12 de julho de 1926, a povoação foi elevada à categoria de cidade, por ato assinado também pelo então presidente da Província de Mato Grosso, Mário Correia da Costa”.

“Em 12 de julho de 1928, pela Lei 991, o distrito foi elevado à categoria de município e comarca com área desmembrada do município de Santo Antônio do Rio Madeira, tomando o nome de Guajará-Mirim, já usualmente designado pela população. O município foi oficialmente instalado em 10 de abril de 1929”.

Parabéns Guajará-Mirim.

Flávio Derzete da Mota

Secretário Regional do Governo de Rondônia em Guajará-Mirim

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.