Header Ads

Header ADS

Vereador Alexandro Santos solicita apoio para criação de Centro de Reabilitação Pós-COVID em Guajará-Mirim


Durante a semana passada o Vereador Alexandro dos Santos Lopes (Avante) Dj Alexandro, apresentou a prefeita Raissa da Silva Paes a indicação da criação de um Centro de Reabilitação Pós-COVID, que seria uma unidade, criada para reduzir e tratar os impactos da doença.

De acordo com o vereador, um vez criado o centro deve com uma equipe multiprofissional e realiza atendimentos em pessoas com seqüelas respiratórias, motoras ou emocionais em função da COVID-19.

Em sua justificativa o vereador relata que as principais queixas tratadas pelos profissionais são dispnéia (dificuldade para respirar), cansaço, fadiga, falta de memória e concentração. Alguns pacientes também relatam a permanência da perda de olfato e paladar. Já na área emocional, as reclamações mais freqüentes são medo e ansiedade.

Embora o município encontre sérias dificuldades na área da saúde o  vereador disse que a criação deste centro é muito importante e citou que nos grandes centros, as unidade funcionam e já contam com uma equipe formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.

“Observamos que muitas pessoas têm a diminuição natural dos sintomas de 4 a 6 semanas após a Covid, mesmo sem nenhum tratamento. As sequelas que ficam após esse período variam conforme a intensidade da doença e o tipo de sintoma. Alguns pacientes são liberados após quatro semanas de tratamento e outros precisam de mais tempo de reabilitação, de acordo com a gravidade e tipo da lesão. 

Por fim o vereador disse que a preocupação com esses pacientes é grande e espera contar com o apoio dos representantes do poder publico, para que haja um atendimento especial para os que sofrem com conseqüência da Covid-19.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.