Header Ads

Header ADS

Secretário de Segurança participa de Audiência Pública na Câmara Municipal em Guajará-Mirim

 


Nesta quinta-feira (09) o Secretário Executivo Regional da Casa Civil de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Coronel Flávio Derzete, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Guajará-Mirim,

Várias autoridades estiveram presentes, entre eles o Secretário de Segurança Defesa e Cidadania Coronel José Hélio Cisneiros Pachá, a Comandante do 6° BPM Major Michely Mendes, CAP. PM Felipe Fernandes Diretor CTPM X, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar Tenente Bragado, Oficial da Marinha Carlos Alberto, e o Prefeito de Nova Mamoré Marcélio Brasileiro.

Durante a audiência o vereador Alexandre Melo falou sobre os índices de apreensões de drogas, roubos de motocicletas, e um número preocupante de furtos que tem ocorrido com frequência no município, e diante dessas colocações ele solicitou do Secretário mais efetivo das Polícias Civil e Militares para o Município de Guajará-Mirim.

O Prefeito de Nova Mamoré Marcélio Brasileiro demonstrou preocupação com pouco mais de 40 famílias que estão em um assentamento, e já fizeram queimadas derrubadas sem que haja uma ação para evitar esses atos, e ainda relatou que o município também tem registrado um aumento em furtos e roubos.

A Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar Major Michele Mendes ressaltou a importância dos órgãos de segurança pública, e declarou que antes de assumir fez um levantamento geral e repassou ao Comando em Porto Velho. Segundo dados apresentados por ela, se comparados ao ano de 2020, o número de furtos em 2021 diminuiu consideravelmente, foram apreendidos 280 pessoas e recuperados um número muito grande de veículos.

Mas ela fez questão de dizer que o PROERD que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas  tem sido de fundamental importância para que essa juventude saia do mundo da criminalidade e consequentemente diminua o número de furtos e roubos na cidade.

A Comandante ainda apresentou dados que mostram a diminuição de furtos e roubos em Nova Mamoré, e citou que o grupo de inteligência tem feito um trabalho de excelência nessa região, e disse que GP do Distrito de Nova Dimensão terá um prédio novo para dá melhores condições aos Policiais Militares.

Quando usou a palavra o Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Rogério Pereira informou que conforme os problemas vão sendo apresentadas, as soluções vão aparecendo, e em um breve levantamento de dados é possível realmente constatar que o numero de furto e roubos, vem gradativamente diminuindo no Município de Guajará-Mirim.

Dr. Rogério Pereira disse aos presentes que a demanda é muito grande, mais a resposta tem procurado ser dentro do que a população espera, uma vez que a Polícia Civil foca em crimes de repercussão, mas que também tem dado atenção a crimes como estelionato, porte de arma, entre outros.

O Promotor de Justiça Dr. Eyder José disse que o Ministério Público vem mantendo uma boa relação com  todos os órgãos, mas é importante aumentar o efetivo de Polícias na Fronteira, “Não temos como pensar em Segurança Pública,  se não pensarmos em Política Social Pública” finalizou.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Josimar Bragado lembrou a importância de manter projetos sociais e citou o Projeto do Bombeiro Mirim, que ajudou muitos os jovens a viver uma vida correta e sentirem-se pessoas capacitadas para a vida.

O Secretário de Segurança Defesa e Cidadania Coronel Pachá, iniciou sua fala informando que muito em breve deve sair o edital para os interessados a concorrer a uma vaga seja na Policia Civil ou na Polícia Militar.

Ele finalizou falando sobre as muitas ações que o Governo do Estado tem feito para dar mais segurança ao cidadão Rondoniense, inclusive as câmeras de monitoramento eletrônico que desde o início da sua gestão ele vem buscando investir para que as mesmas possam funcionar dando mais Segurança à população de Rondônia.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.